segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Verdadeiros pregadores


Começo a escrever esse artigo devido a uma grande preocupação que me assola nesses últimos dias. Que preocupação? A igreja do Senhor foi arrebatada. Isso mesmo, a igreja do Senhor foi arrebatada, e se eu estou escrevendo este artigo e você lendo, é porque nós ficamos. Não está entendendo eu explico.

Pegue papel e caneta, agora liste o nome dos dez maiores pregadores da atualidade. Listou? Agora veja dentre os dez qual deles não se encaixam em nenhuma das características relatadas abaixo:

1) Ele diz, segure na mão do seu irmão e diga isso e aquilo para ele;
2)Ele faz a igreja dar risadas, contando sempre alguma coisa engraçada;
3) Ele sempre treina artes marciais enquanto está pregando;
4) Ele gosta de muita gritaria e ainda diz que crente que não grita está com defeito de fabricação;
5) Ele parece um torcedor de time de futebol girando o paletó sobre a igreja;
6) Ele parece um guerrilheiro, faz do microfone um metralhadora;
7) Ele veste roupa reluzentes, fazendo-se parecer com um astro;
8) Ele conta histórias como ninguém;
9) Ele canta várias musicas no início, no meio e no fim da pregação;
10) Ele não prega em igreja pequena;
11) Ele não prega se não tiver um bom cachê;
12) Ele só prega Augusto Cury (Mensagem de auto-ajuda);
13) Ele usa de muitos bordões e versículos fora do contexto, para fazer a igreja glorificar;

Acredito que todos eles tenham se identificado com ao menos uma das 13 características listadas acima. Caso não. Esse é um dos que não foram arrancados ou arrebatados. Posto que, a pregação bíblica expositiva perdeu o seu espaço nos púlpitos de nossas igrejas. Estou começando a achar que os verdadeiros pregadores da Palavra de Deus foram arrebatados.

A pregação expositiva tornou-se escassa e obsoleta nos púlpitos e considerada por muitos, chata e sem graça. Os animadores de auditório começaram a encantar os jovens pregadores, em razão de serem aqueles os protagonistas dos grandes congressos pretensamente pentecostais, transmitidos ao vivo pela Internet.

Com suas pregações triunfalistas e antropocêntricas, com temas exóticos, como “Grávidos de um avivamento” ou “Sonhe e ganhará o mundo”, passaram a ser vendidas, alugadas e pirateadas em toda a parte, tornando os tais malabaristas verdadeiras celebridades. O que aconteceu com os expositores da bíblia? Onde estão os sermões expositivos?

Sei que a grande maioria não concorda comigo, mas ainda sim continuarei lutando para que, em nossos cultos e congressos, voltem a valorizar a poderosa exposição da Palavra de Deus (Sl 119.130; Jo 5.24), sem exibicionismo, invencionices, ilusionismo, berros desnecessários, malabarismo, gracejos sem graça, triunfalismo e outros devaneios e aberrações que desviam o povo da verdade e do temor do Senhor.

A paz seja com todos,

Anderson Ribeiro

Nenhum comentário: